Ganesh Turismo

Ganesh Turismo
Colaboradora Ganesh Turismo

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Costa Amalfitana, Pompeia e Vesúvio

Como tínhamos pouco tempo em Nápoles acabamos optando por contratar um motorista que nós levasse a Pompeia e a Costa Amalfitana.





Recomendo que siga rumo as ruínas o mais cedo possível. Nós estávamos na bilheteria das ruínas de Pompeia antes da abertura, algo por volta das 8:00 a.m 



O vulcão Vesúvio entrou em erupção em agosto de 79 d.CA maioria das literaturas que tratam do assunto narram que a tragédia começou por volta das 13h do dia 24 de agosto. Mas alguns historiadores citam que a tragedia pode ter ocorrido em outubro do mesmo ano. 



A cidade de Pompéia tinha cerca de 20 mil habitantes e se localizava a cerca de 8 km de distância do Vesúvio já sua vizinha Herculano, tinha 4 mil habitantes e se situava a 7 km.


O vulcão já estava dormindo há uns 800 anos, motivo que fez com que as pessoas esquecessem dele. Durante a noite lavas, pedras cinzas caiam sobre a cidade. Muitas pessoas conseguiram fugir mas quem ficou acabou sendo vaporizado por uma mistura de gases e pedras extremamente quente, acima dos 100 graus.


Herculano foi a primeira a ser brutalmente atingida, existem relatos de ossadas de 300 pessoas, que provavelmente esperavam barcos para fugir quando a onda de calor os matou instantaneamente. Herculano ficou soterrada debaixo de 19 metros de material vulcânico.



Pomeia foi atingida em menor escala, a cidade ficou soterrada por 5 metros. Não foi a lava que absorveu Pompeia, mas cinzas e gases em altas temperaturas. As pessoas morreram instantaneamente com o calor, mas seus corpos foram preservados na posição que estavam, por conta das cinzas. 




Dentro do complexo podemos ver diversas construções, muitas delas ainda com pisos e paredes originais. 


Depois que as grossas camadas de cinzas cobriram Pompeia e Herculano, estas cidades foram abandonadas e seus nomes e localizações eventualmente esquecidos. Foi em 1599, quando a escavação de um canal subterrâneo para desviar o curso do rio Sarno esbarrou acidentalmente em muros antigos cobertos de pinturas e inscrições.


O museu de arqueologia de Nápoles possui o mais rico acervo arqueológico da Itália contendo uma grande coleção de artefatos romanos de Pompéia, Stabia e Herculano. 


Considerada, juntamente com Herculano, patrimônio mundial pela UNESCO, atualmente Pompeia é uma das atrações turísticas mais populares da Itália, com aproximadamente 2 500 000 visitantes por ano.





A Costa Amalfitana é um trecho de 60 km do litoral da Campânia, entre Sorrento e Salerno, margeado por uma estrada costeira estreitíssima, esculpida, no precipício. Ao longo da estrada, encontram-se cidades lindas como Amalfi (à beira do mar Tirreno) e Ravello (no alto da montanha), além de um lindo vilarejo, Positano.



Nós contratamos um tour saindo de Nápoles já que nosso navio aportou na cidade para conhecer rapidamente a Costa Amalfitana e as ruínas do Vesúvio.



Fizemos uma pausa para passear e almoçar em Positano em um lindo restaurante a beira do penhasco, foi onde pedi essa pizza de frutos do mar. 


Terminamos nosso tour na cidade de  Sorrento. Ela é muito charmosa, com suas ruas enfeitadas com gigantescos limões sicilianos. A cidade fica no alto de um penhasco de onde podemos observar aquela imensidão azul. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário