Ganesh Turismo

Ganesh Turismo
Colaboradora Ganesh Turismo

sábado, 24 de junho de 2017

Veneza

Veneza é uma cidade no nordeste da Itália e junto com Murano e Burano formam a Comuna de Veneza. É constituída por um conjunto de ilhas no Mar Adriático. Estar em Veneza é como viajar no tempo, com seus canais, pontes, igrejas e monumentos.


Evite os meses de férias e do alto verão julho e agosto, meses em que eu estive.  A cidade recebe 60 mil turistas vindos dos navios de cruzeiro por dia. Para uma cidade pequena, onde vivem cerca de 55 mil pessoas, os efeitos podem ser dramáticos.



Se estiver visitando a cidade a bordo de um cruzeiro como foi o nosso caso procure navios que pernoitem na cidade e que fiquem no minimo dois dias. Assim conseguirá passear pela cidade fora do horário da grande parte dos turistas de navios. 






Assim que descemos do navio no porto, vimos vários guichês que vendiam todo tipo de passeio de vaporeto. Escolhemos o que saia primeiro e nos levasse diretamente a Piazza San Marco.





Quando chegamos vimos o Palazzo Ducale ou Palácio dos Doges. Símbolo da cidade  e uma obra-prima do gótico veneziano, localizado na Piazza San Marco. Atualmente o Palácio é um museu. 


A Basílica de São Marcos é a mais famosa das igrejas de Veneza, um exemplo da arquitetura bizantina e fica localizada na mesma praça do Palácio dos Doges, na Piazza San Marco. Lembre-se de cobrir as pernas para entrar na Basílica. Se for no verão e não quiser ir de calça não se preocupe eles vendem por um euro um tapa pernas (risos!!!). Ah também não será permitida a entrada com bolsas ou mochilas, existe um lugar para guardar na outra rua sem custo.


Chegamos lá e percebemos o principal "defeito" de Veneza. Os turistas! Risos. Chega a ser insuportável a quantidade de turistas desesperados para comprar souvenirs, falando alto (brasileiros), crianças, namorados,  pessoas e mais pessoas. 




Minha recomendação. Fuja um pouco dos pontos turísticos de Veneza. É claro que devemos conhecer, mas a melhor experiencia é explorar cada ruela, se afastar da zona turística e claro comer da forma mais tradicional e não turística possível. Seguem abaixo algumas guloseimas deliciosas!



Em seguida fomos conhecer a famosa ponte dos suspiros. Quando os prisioneiros eram julgados e condenados no interior do palácio, passavam por essa ponte onde davam o “ultimo suspiro”, antes de chegar à prisão.



Caminhamos até a ponte  a ponte de Rialto, uma ponte linda, e claro lotada de turistas. É uma ponte em arco, a mais antiga e mais famosa sobre o Grande Canal.  



Ela foi formalmente a única ligação entre os dois lados do Grande Canal, até abrirem as restantes travessias. Ali se encontram diversas lojas e restaurantes. Mesmo sendo um local lotado de turistas não resistimos e nos sentamos para bebericar e apreciar a paisagem.



A comida de Veneza como em toda Itália é muito gostosa, as vitrines são de encher os olhos. Existem boas opções para todos os bolsos e gostos. Explore o melhor que a cidade tem a oferecer e saia do tradicional. Tenho certeza que não irá se arrepender. 

Suspiro!

Vocês já ouviram falar no drinque Bellini?. drinque foi inventado por Giuseppe Cipriani em 1945 no Harry's Bar de Veneza, mas só ganhou o nome "bellini" em 1948, em homenagem aos pintores venezianos JacopoBellini (1396-1470) e Giovanni Bellini (1430-1516), que eram pai e filho. Eu apaixonada por explorar as tradições locais não podia deixar essa de fora e fui atrás dessa famosa bebida. Achei extremamente doce, sem falar nos 30 euros pagos por um drinque risos!


O famoso Bacalhau Mantecato servido no pão ou na polenta é um dos pratos mais tradicionais de Veneza. Não deixe de provar. Sem dúvida quando voltar a Veneza estará em meu roteiro.

Bacalhau Mantecato


Nenhum comentário:

Postar um comentário