Ganesh Turismo

Ganesh Turismo
Colaboradora Ganesh Turismo

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Belém, Palestina

Belém fica na região da Palestina, na Cisjordânia, a 10 km de Jerusalém. Território este sob ocupação de Israel,  dividido por um muro de 700 km de extensão. O muro serve de barreira e separa territórios disputados entre palestinos e israelenses, existem muitos seguranças na fronteira, para atravessar é preciso mostrar o passaporte em alguns trechos e judeus, por exemplo, não podem passar. Inclusive saímos de Israel com um guia e quando chegamos na Palestina, nosso carro parou, o guia desceu e outro guia Palestino continuou conosco. 


A Cisjordânia, é completamente diferente do que imaginamos, exitem diversas cidades lindas e muito seguras como a moderna cidade de Ramallah, o centro religioso de Hebron, a medieval Naublus, locais como Junin, Jericó e o Rio Jordão, assim como o Mar Morto e claro Belém. Já a faixa de Gaza, situada numa faixa costeira ao longo do Mediterrâneo reclamada pela Palestina, mantém-se isolada e não é recomendado se aproximar.
Igreja da Natividade

Quando José e Maria chegaram à Belém, a cidade estava cheia de pessoas vindas de todas as partes, elas estavam lá para o recenseamento, por isso José não encontrou nenhuma vaga nas pousadas. José e Maria tiveram que passar a noite em uma gruta, a qual foi improvisada como quarto. E lá naquela noite Jesus nasceu.



A igreja da natividade foi construída no ano 530 pelo imperador Constantino, em cima da caverna onde Jesus nasceu. O local exato é marcado por uma estrela de prata de catorze pontas no chão, uma inscrição em latim que diz “Aqui Jesus Cristo nasceu da Virgem Maria”, lâmpadas de prata penduradas acima que representam as diversas comunidades cristãs, e um altar em volta. Pessoas de todo o mundo visitam este local e a fila é gigantesca. Atualmente, a basílica pertence a três religiões distintas: Igreja Ortodoxa Grega, a Igreja Armênia e a Igreja Católica (franciscanos). E cada uma tem “uma parte” lá dentro.


Basílica da Natalidade é considerada lugar sagrado tanto para Cristãos quanto para Mulçumanos. Os mulçumanos consideram Jesus Cristo como o segundo mais importante profeta que já existiu. 


Passeando pelas ruas  na Palestina fui convidada a provar o melhor Falafel da minha vida, esses bolinhos são originários do Oriente médio e consistem em bolinhos fritos de grão-de-bico ou fava moídos, normalmente misturados com condimentos como alho, cebolinha, salsa, coentro e cominho. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário