Ganesh Turismo

Ganesh Turismo
Colaboradora Ganesh Turismo

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

O que comer no México

Como morei no México 5 anos, pude realmente entender a comida Mexicana e aprender que a comida que conhecemos no Brasil não é a real comida Mexicana e sim a Tex Mex. 

ceviche

Nas cidades costeiras abuse dos frutos do mar! Meus pratos preferidos são o ceviche, que não tem nada a ver com o ceviche que comemos no Brasil ou no resto do mundo e o coquetel de camarão, bastante diferente também. 

coquetel de camarão

As enchiladas, verdes ou vermelhas normalmente são recheadas de frango ou carne, esta da foto era vegetariana,  coberta com uma salsa verde ou vermelha. 

enchilada verde 

Uma variação da enchilada que eu adoro é a enfrijolada. Ela normalmente é recheada de frango e coberta por uma pasta de feijão. 

fajitas

Quando o assunto são tacos não podemos deixar de fora os tacos al pastor. Clássico do país, lembra o churrasquinho grego mas servido na tortilha de maiz, com coentro, temperos mexicanos e abacaxi. 

frijoles refritos

Assim como os tacos de arrachera (fraldinha), carnitas (à base de carne de porco, incluindo carne e miúdos que são fritos em banha do mesmo animal), e barbacoa. Todos servidos em tortillas de maiz.

tacos de arrachera com chicharron 

Os queijos fundidos são uma ótima opção, muitas vezes eles podem vir com cogumelos ou linguiça mexicana. Servidos na tortilha de trigo. 

queso fundido

Existem também os tamales (tipo de pamonha recheada) e os esquites (grãos de milho fervidos em caldo com diversos temperos servido em um copinho e regado com o próprio caldo, se coloca limão, pimenta e as vezes maionese, crema ou queijo. 

chicharron

Os chicharrones nada mais são do que a pele do porco frita. Lembra nosso torresmo mas sem carne.  Por outro lado temos os doces mexicanos, açucarados principalmente se forem doces do dia dos mortos. Abuse do pastel 3 leches, da cajeta (doce de leite) e dos atoles (bebida quente).


Uma iguaria que sou apaixonada é o huitlacoche, um fungo que dá na espiga do milho. Se ler esse nome no cardápio peça sem medo. Normalmente é usado em quesadillas, pizzas ou pratos gourmets.



As tostadas, huachares e sopes são outras delícias. Todas com base de tortilla de maiz, com diversas espessuras e texturas recheadas com tinga de pollo ou carne (frango ou carne desfiada) entre outros recheios. 

tostadas de pollo 

A comida italiana é pouco consumida e a maioria das pizzas são de redes americana. Já hamburguerias e Steak Houses são mais comum. 

enchiladas verdes 


As tortillas mexicanas são de trigo e a mais tradicional e mais consumida de maiz (milho). Ela é mole, aquela durinha conhecida no Brasil só é consumida em restaurantes Tex Mex. Os "doritos" que comemos com nachos são chamados de totopos e são servidos muitas vezes de entrada com salsa no lugar do nosso couvert. 

tequila em Mahahual

O Mole Poblano é outro clássico! Originalmente era feito com peru mas atualmente é mais encontrado com frango coberto com um molho à base de pimentas e chocolate. Não deixe de provar os chiles relleño (pimentas recheadas com carne ou queijo normalmente fritas) ou chille en nogada (recheado de carne, passas coberto com um creme).



Lembrando que cada região do México tem suas tradições. A comida mexicana é muito mais ampla do que citei, vindo desde a época pré hispânica. A base da alimentação deles é o milho e o feijão. Arriba México e bom apetite! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário