Ganesh Turismo

Ganesh Turismo
Colaboradora Ganesh Turismo

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Cabo da Boa Esperança e Boulders Beach

Começamos nosso primeiro dia de passeios rumo ao Cabo da Boa Esperança, fizemos uma parada  em Camps Bay, a praia mais famosa da cidade e seguimos viagem. 



Nossa primeira ideia seria alugar um carro na cidade mas como iríamos passar alguns dias nas regiões dos vinhos acabamos optando por negociar com taxistas ou ubers. 


Seguimos para a Baía Hout, localizada a 20 quilômetros de Cape Town. Uma vila de pescadores muito charmosa. 


É de lá que partem os passeios para a ilha das focas. Entre a ida e a volta passamos aproximadamente uma hora no barco. Existem também opções de passeios que incluem pular na água congelante  e nadar com as focas. 


Seguimos pela Chapman's Peak Drive, uma rota de 9 quilômetros que contorna o Chapman's Peak em direção a Cape Point e o Cabo da Boa Esperança. Fizemos algumas pausas em alguns mirantes para tirar fotos. 





No meio do caminho paramos em uma fazendo de criação de avestruzes, Além de uma loja com diversos produtos usando o couro desses animais como matéria prima pudemos ver diversos itens feitos a partir dos ovos dos mesmo. 


Eles são adoráveis e comem diretamente das nossas mãos. 


Durante todo o trajeto podemos ver diversos Babuínos na beira da estrada. Eles realmente podem ser agressivos quando o assunto é comida. Não interaja e alimente esses animais.  


A ansiedade era forte mas finalmente estávamos no Cabo da Boa Esperança. Considerado o pedaço de terra mais ao sudoeste do continente. É um dos lugares com ar mais puro no planeta. Tudo por causa de uma corrente de ar que vem da Antártida.



O navegador português Bartolomeu Dias foi o primeiro europeu a contorná-lo, em 1488, demonstrando que era possível se chegar ao oriente por mar. Batizou o local de Cabo das Tormentas. Posteriormente, o rei D. João II chamou-o de Cabo da Boa Esperança, pois finalmente o caminho para a Índia pelos oceanos havia sido encontrado. Sendo um  ponto estratégico das rotas comerciais europeias para o Oriente.




Outro lugar imperdível é o Cape Point, onde as correntes marinhas de Benguela (gelada, no lado do Atlântico) e das Agulhas (quente, no lado do Índico) se encontram no Cape Point. Por isso, há diferença entre a vida marinha encontrada em cada lado.


Para chegar lá basta contornar a área dos banheiros, restaurantes e loja de souvenirs. É dali que parte o funicular em direção ao farol mais antigo e famoso. Mas quando vistamos o Cape Point o funicular estava em reforma e tivemos que subir caminho pela longa escadaria, 


Lembrando que o ponto mais ao sul do continente africano é Cape Agulhas que fica localizado a 300 quilômetros de Cape Town. 


No caminho para o Cabo da Boa esperança se encontra a Boulders Beach, uma praia abrigada composta por pequenas enseadas entre rochedos de granito. 




Em 1982, a colônia de pinguins contava só com 2 casais e hoje já são mais de 2.200 pinguins! É possível avista-los em diversos lugares, inclusive fora da área paga. Existem diversas trilhas, prainhas e passarelas fáceis de andar. 



Os pinguins africanos pesam entre dois e três quilos e têm até 70 centímetros de altura. Eles habitam o litoral sul do continente, principalmente a África do Sul e a Namíbia. Eles vivem a maior parte do ano no mar, mas, durante a época da reprodução, vão para colônias, onde deixam ovos. Essa é exatamente a função da Boulders Beach, que por isso é um dos melhores lugares para avistar os pinguins africanos em todo o mundo. 



Pudemos ver bebes, filhotes, muitos ainda sem a pelagem definitiva, tudo muito de perto, muitas vezes poderíamos ter tocado neles. 


Durante o caminho fizemos uma parada para conhecer o ponto de avistamento e alarme dos tubarões. Conseguimos com ajuda de um motorista local fazer todos estes passeios em um único dia. É um pouco cansativo mas vale a pena para quem tiver com o cronograma apertado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário