Ganesh Turismo

Ganesh Turismo
Colaboradora Ganesh Turismo

quinta-feira, 15 de março de 2018

Passaporte Brasileiro

Para facilitar a emissão do passaporte você pode verificar se seu cartório tem parceria com a Polícia Federal. Atualmente diversos cartórios começaram a emitir o documento. 

Para obter o passaporte brasileiro você deverá entrar no site da policia federal e preencher  o formulário eletrônico de solicitação de passaporte. Você deverá também reunir os seguintes documentos: 

Documento de Identidade - Carteira de Identidade (RG), Carteira de Habilitação com foto ou Carteira de Trabalho. O passaporte anterior também é válido. 

Observação: caso tenha mudado de nome leve também a Certidão de Casamento.

Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve). Se não tiver os comprovantes, serve uma declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais.

CPF – Se o número constar na Cédula de Identidade, CNH ou Carteira de Trabalho não é necessário apresentar o original.

Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório (apenas para os homens).

Certificado de Naturalização, para os naturalizados.

Além desses documentos, se não for seu primeiro passaporte é necessário levar o anterior. 

Depois de preencher o formulário e reunir os documentos você deverá pagar a taxa de emissão, clique em gerar boleto, Guia de Recolhimento da União (GRU). Atualmente a taxa é de R$ 257,25. O comprovante de pagamento desta taxa deve ser apresentado junto com a documentação.

O próximo passo é agendar a data e local de atendimento e comparecer no posto da Policia Federal. Não é necessário levar fotografia, ela é tirada no atendimentoO prazo geralmente é de seis dias úteis e a validade é de 10 anos para maiores de 18 anos. 

Observação: No caso de menor de 18 anos, será exigida autorização expressa de ambos os pais ou do responsável legal. Se o menor não possuir autorização de um dos pais ela pode ser solicitada previamente na Vara da Infância no Fórum da sua cidade conforme o link autorização de viagem para menor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário