Ganesh Turismo

Ganesh Turismo
Colaboradora Ganesh Turismo

terça-feira, 20 de junho de 2017

Cingapura

Cingapura ou Singapore fica localizada no sul da península Malaia, no sudeste Asiático. Cingapura declarou sua independência do Reino Unido em 31 de agosto de 1963 e seu nome significa Cidade do Leão. Os idiomas predominantes são o Inglês, Malaio, Tamil e Mandarim. Pertence ao grupo dos países conhecidos como Tigres Asiáticos juntamente com Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan é um dos lugares mais ricos e seguros do mundo. 


Estava muito ansiosa por conhecer um pouco do Sudeste Asiático. Já tinha lido que Cingapura é o melhor lugar para começar uma viagem pela Ásia pois é um lugar onde existe uma grande fusão de influências vindas da Europa, Malásia, Índia e China que se misturam constantemente. 



Estava prestes a descobrir se tudo que tinha lido sobre Cingapura seria verdade e como Stamford Raffles disse: Cingapura "é tudo o que podemos desejar". Minha conclusão foi que Cingapura é tudo e mais um pouco. 



Cingapura é moderna, limpa, divertida e muito alegre. Seu povo extremamente simpático e sua comida divina. Podemos encontrar um pouco de tudo, de cada parte do mundo, desde comida Indiana, Malaia, Chinesa, Tailandesa, Americana e até Mexicana. Chefs renomados como Mario Batali, Daniel Boulud e Guy Savoy estão presentes com seus restaurantes no Marina Bay Sands. 



Ao lado da Noruega e da Finlândia, Cingapura possui um dos melhores sistemas educacionais do mundo. Mas para ser um país tão evoluído, foi preciso muita rigor. Só para se ter uma ideia a  pornografia é absolutamente proibida, até andar nú dentro de casa pode resultar em cadeia. É proibido mascar chiclete em público e jogar o chiclete no chão, então, nem pensar. Se algum motorista for pego usando o celular ao volante, ele é imediatamente preso. A questão das multas e do rigor se torna até um item um pouco turístico em Cingapura, existem camisetas de teor humorístico aproveitando a deixa. Mesmo tendo lido estas e outras curiosidades de Cingapura eu não senti a cidade rigorosa. Estar em Cingapura é marcante, vibrante e inspirador.  


Inaugurado em junho de 2012, os Gardens by the Bay (Jardins da Bahia) é sem dúvida uma das atrações mais importante da cidade de Cingapura. Ele é um complexo de jardins  entre o mar e a parte posterior do Complexo Marina Bay Sands. O parque inclui três jardins frente à costa: o Bay South Garden, o Bay East Garden e o Bay Central Garden. Quando foram concebidos, os jardins foram criados para serem um espaço aberto para uso da população e não só para os turistas que chegam ao país. Todos os jardins ao ar livre, a área do lago e as várias localizações das super árvores (supertrees) podem ser percorridas de forma gratuita. 


Reserve pelo menos 3 horas para esse passeio. Tudo começa com uma caminhada pelos seus jardins. O Gardens By The Bay é dividido em duas partes. Uma aberta ao público e com acesso gratuito e a outra reservada para aqueles que compraram um ingresso. O ponto principal dos jardins são as Supertree Grove. 


As árvores utilizam os recursos naturais, recolhem água da chuva e contém célula fotovoltaicas que permitem acumular a anergia elétrica utilizada no final do dia em sua iluminação. Durante o por do sol as luzes vão ascendendo e transformando as árvores em um lindo espetáculo.



Outro ponto imperdível do Gardens By The Bay são as estufas de vidro e aço. Elas são dividas em Flower Dome  (a Cúpula das Flores) e a Cloud Forest (a Selva Nebulosa)


A Flower Dome é uma estufa que recria o clima mediterrâneo repleto de lindas flores. É inacreditável um lugar tão bem planejado e totalmente voltado a sustentabilidade, sempre preocupados em demonstrar para as pessoas como se harmonizar com o meio ambiente. 


Já a Cloud Forest recria um clima tropical. Assim que entramos na estufa ficamos surpreendido com as sensações. O cheiro, o vento, a umidade é impactante. Suas passarelas são incríveis. Começamos o passeio bem em frente a enorme cascata e logo depois subimos até o topo delas por um elevador, para ir descendo pelas passarelas. Uma sensação única!



Para entrar nas duas grandes estufas de aço e vidro, além da passarela que percorre a parte superior do jardim das super árvores é necessário adquirir um bilhete. A primeira estufa recria um clima tropical úmido e a segunda estufa recria um clima mediterrâneo e nela se encontram espécies vegetais de todo tipo. A terceira atração dos jardins é a passarela que une várias super árvores. 


Kudetá


piscina do hotel Marina Bay Sands



O Clarke Quay foi um dos meus bairros preferidos na cidade, um antigo porto secundário, que foi totalmente revitalizado, hoje ele é moderno, lindo, animado e repleto de restaurantes, bares, baladinhas, lojas e muita animação. 


A Singapore Flyer está localizada na Raffles Avenue, nº 30, sendo possível ir a caminhando desde a região do Marina Bay Sands. Se optar por ir de metrô a parada mais próxima da Singapore Flyer é a Promenade, que pertence à linha amarela Circle Line. Ela faz parte de um complexo de lazer e entretenimento que possui outras atrações além da roda gigante. Lojas, restaurantes, fish SPA e até um simulador de Fórmula 1, afinal é ali ao lado que ocorre uma das corridas mais bonitas do circuito.  

                                                   

Existem diversos tipos ingresso que vão além de um simples giro, como o que inclui um drink típico, o sling, outro que dá direito a champagne e doces numa cabine privativa, e um ingresso que inclui até um jantar durante o giro. 



Orchard Road é a rua mais famosa de Cingapura, lá é possível comprar praticamente de tudo, desde moda masculina, feminina, infantil, roupas e acessórios esportivos, móveis, antiguidades, joias, eletrônicos (lojas autorizadas Apple). Existem ainda supermercados  e praças de alimentações incríveis, normalmente localizados nos subsolos de alguns shoppings. Cingapura é sinônimo de luxo e muitas compras, deixando muitas cidades americanas e europeias de queixo caído!

Pato tradicional em um das praças de alimentação  

Cingapura possui uma população com várias etnias, existindo um bairro dedicado a cada
uma, com suas casas, seus templos, restaurantes e lojas. O bairro indiano é chamado de Little Índia. A Chinatown é incrível, com várias lojas com produtos bastante acessíveis mas é o bairro Árabe que ganha o coração de muitos turistas conhecido como Arab Quarter. Na Arab Street encontram-se lojas de tecidos, tapetes, saris, perfumes entre outros produtos. 

                                      
Sri Mariamman Temple

Zoológico de Singapura é um dos principais zoológicos do mundo, tendo sido eleito como o melhor zoológico da Ásia por vários anos seguidos. 


O Singapore Zoo está localizado junto ao River Safari e ao Night Safari, ele conta com um grande diferencial com relação aos outros zoológicos, ele segue a moderna tendência de exibição de animais em forma naturalista, com barreiras ocultas, atrás de fossos e arbusto, dando a sensação de que o animal não está confinado. 


Sentosa Island é uma ilha linda, conhecida como a Orlando do sudeste asiático. Para chegar lá devemos ir até estação de metrô de Habour Front, subir até o último andar, onde adquirimos os tickets do Sentosa Express, o monorail que liga a ilha ao continente. Também é possível chegar a Sentosa com carro ou caminhando pelo Sentosa Boardwalk. Já no monorail, encontramos duas estações: a Imbiah, que dá acesso à Universal Studios e a Beach, que é o ponto final. 


A ilha de Sentosa foi reservada por Cingapura especialmente para se tornar um resort com diversos hotéis, campos de golfe, cadeias de restaurantes, um grande centro de parques temáticos e manter as únicas praias, como a Siloso Beach (artificiais, claro) próprias para banho do país. 

Lá se encontram por exemplo a  Universal Studios, um dos maiores aquários do mundo, o S.E.A. Aquarium e o alguns hotéis como o Hard Rock Hotel. 




Um dos principais pontos turísticos de Cingapura é a estatua do Merlion, símbolo do país, com quase 9 metris de altura e 70 toneladas, representando a cidade quando ainda era uma vila de pescadores.




Acho que o prato mais desejados desde o começo das minhas pesquisas  eram o famoso caranguejo com pimenta e os Dumplings (bolinhos chineses cozidos podendo ser de diversos recheios).



Um dos melhores restaurantes é o Din Tai Fung. Um autêntico restaurante com diversas filiais na cidade e seus Dumplings são maravilhosos. Pedimos o bolinho cozido de carne com legumes e um de legumes frito. Nossa! Só de lembrar da água na boca. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário