Ganesh Turismo

Ganesh Turismo
Colaboradora Ganesh Turismo

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Roma, roteiro parte 1



Eu tenho o costume de começar meu roteiro em Roma por um dos seus maiores símbolos, o Coliseu. Ele foi um dos principais símbolos do Império Romano, também conhecido como Anfiteatro FlavianoEsse anfiteatro abrigava mais de 50.000 mil pessoas e foi palco de diversas lutas com gladiadores e animais ferozes



A construção do Coliseu começou em 72 sob o regime de Vespasiano e terminou em 80 durante o mandato do imperador Tito. Depois da finalização da construção, o Coliseu se tornou o maior anfiteatro romano, com 188 metros de longitude, 156 metros de largura e 57 de altura


Atualmente o Coliseu é, junto com o Vaticano, a maior atração turística de Roma. A cada ano recebe 6 milhões de turistas. Em 7 de julho de 2007, o Coliseu se tornou uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. 


A abertura dos portões ocorre normalmente as 8:30 da manhã mas se programe para chegar por volta das 7:30 para assim conseguir tirar boas fotos. 



Minha recomendação para evitar as enormes filas é adquirir um dos  ingresso com direito ao fura fila ou o Roma Pass


O Roma Pass é um cartão turístico que permite visitar as principais atrações turísticas com desconto e utilizar o transporte público  de forma ilimitada durante 48 horas ou 72 horas. O cartão permite furar a fila no Coliseu. Os cartões Roma Pass custam €28 (a versão de 48 horas) e €38,50 (a versão de 72 horas). Estão à venda nos postos de informação turística, e nos museus e demais atrações participantes. Existem postos nos aeroportos Fiumicino e Ciampino, e também na estação de trem Termini. 


Aos arredores do Coliseu está o Arco de Constantino, construído em 315 d.c, tem seu estilo corintio, representa a homenagem à vitória de Constantino sobre Massêncio, na batalha de Ponte Mílvia, em 312 d. C., batalha que encerrou vinte anos de confrontos e unificou o poder de Roma.


Saindo do Coliseu você pode seguir pelos caminhos do Palatino ou do Fórum Romano, inclusos no Roma Pass. Roma é formada por sete colinas e foi em uma delas que a cidade começou: a colina do Palatino.


Logo ao lado está o Fórum Romano. Aqui era onde a cidade de Roma de fato existia. Era o centro político e comercial da população.


O Forúm Romano cresceu gradualmente ao longo dos séculos e foi considerado o mais importante da cidade. Com o tempo o Fórum se tornou pequeno para englobar tantos edifícios públicos. A área passa a ser paulatinamente ampliada. Surgem o Fórum de César, o de Augusto e o de Trajano, formando o conjunto conhecido como “Fori Imperiali”.


Seguimos então caminhando pela Via Dei Fori Imperiali com destino a Piazza Venezia, passando pelo Fórum Trajano, onde podemos ver ruínas do mercado de Trajano.  


A Piazza Venezia é uma das mais importantes da cidade  na qual muitas das principais avenidas  se intersectam, como a Via dei Fori Imperiali e a Via del Corso. Ali está o famoso monumento Vittorio Emanuele, um monumento, museu, em honra a Vítor Emanuel II da Itália, primeiro rei da Itália unificada e considerado o pai da pátria italiana. 


Um dos maiores atrativos do Monumento a Vittorio Emanuele é a vista panorâmica que se tem do terraço no andar superior.  Os elevadores panorâmicos são a única forma de ter acesso à parte superior do monumentoDesde 1921, o Monumento abriga a tumba do soldado desconhecido, um lugar onde brilha a chama eterna e que está sempre custodiado por dois soldados.


Abuse das fontes em Roma, elas são potáveis, uma ótima forma de economizar e brincar de ser romano. 



Seguimos então para o Campo de Fiori. Antigamente acontecia no local um mercado de flores, dai o nome Campo de Fiori, mas hoje  encontramos um mercado ao céu aberto com diversos produtos, frutas, verduras, utensílios para cozinha, maquina para fazer café, temperos, massas, azeites e claro minha amada Trufa. O mercado fica aberto até as 13:30. 


Muito próximo ao Campo di Fiori ficam localizadas a Piazza Navona e o Pantheon. A Piazza Navona é a praça mais agitada de Roma, com seus artsitas de rua, estátuas vivas, músicos e pintores. 


É na Piazza Navona que está localizada a Embaixada do Brasil. Sendo um ótimo local para fazer uma pausa, descansar, tomar uma taça de vinho ou quem sabe almoçar. 


Seguimos então para o Pantheon, o monumento mais bem conservado da história antiga. Originalmente ele era um “Templo de todos os Deuses” e em 609 d.C. foi transformada em uma Igreja Católica, a Basílica di Santa Maria della Rotonda ou Basílica di Santa Maria ai Martiri. Dentro dele podemos observar sua cúpula de uma proporção gigantesca e sem nada que a sustente, com uma abertura de 9 metros de diâmetro. Acontecem missas e celebrações todos os dias. No interior do Pantheon se encontram as tumbas dos reis da Itália; Vittorio Emanuele II e Umberto I, além da tumba do famoso pintor Raffaello Sanzio. 


Depois fomos para a Fontana Di Trevi, que fica localizada a menos de 800 metros do Pantheon. 


A lenda diz que, no ano de 19 a.C., alguns soldados romanos estavam sedentos e sem água para beber. Uma jovem garota, então, teve piedade deles e os levou até uma fonte de água pura, que ficava a 13 quilômetros da cidade. O imperador Augustus, ao saber disso, criou um aqueduto de 22 km levando a água da fonte até a cidade, e nomeou a obra como Acqua Virgo, ou seja, Águas Virgens, em homenagem à jovem da lenda. Uma fonte então foi construída sobre o ponto em que o aqueduto terminava: em uma intersecção de três ruas. Devido ao formato de trevo desta intersecção, a fonte recebeu o nome de Fontana di Trevi.


Segundo a tradição se você jogar uma moeda na fonte de costas você voltará a cidade. E não é que funcionou?

Se ainda tiver energia para bater mais um pouquinho de perna pode finalizar o dia na Piazza di spagna, que fica localizada a uma curta distancia da Fontana di Trevi, aproximadamente a 650 metros. 

 Piazza di Spagna está situada em uma das melhores regiões de Roma,  a Via dei Condotti (rua famosa para fazer compras), a Via Frattina e a Via del Babuino (com vários palácios dos séculos XVII e XVIII) são algumas das ruas mais destacadas da cidade. 


local do filme para Roma com Amor 

Sua escadaria, Trinitá dei Monti é linda, muitos jovens se reúnem ali para conversar, e la no alto da escadaria se encontra a Igreja de Trinità dei Monti. Aos pés da escadaria, a bela podemos ver a “Fontana della Barcaccia” de Bernini e ainda na Piazza, na frente da Fontana, a o Embaixada da Espanha, que dá nome a Piazza. 


Villa Borghese

Próximo a Piazza di Spagna estão localizadas a Piazza do Popolo e o Villa Borghese. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário