Ganesh Turismo

Ganesh Turismo
Colaboradora Ganesh Turismo

sábado, 27 de maio de 2017

Fussen

Uma das cidades mais cobiçadas da Rota Romântica, também conhecida como a "Jóia da Coroa", é a cidade de Fussen, localizado a 350 km de Wuzburg, cidade onde começamos nossa viagem pela Alemanha e a 130 km de Munique.  Devido a essa proximidade muitas pessoas decidem fazer de Fussen a base para visitar o castelo mais famoso do mundo Neuschwanstein.




Nós optamos por dormir em Fussen, para conhecermos melhor a cidade, seus arredores, inclusive pequenas cidades da Áustria. Ficamos hospedados no Hotel Sonne Füssen, muito bem localizado, próximo a diversos restaurantes no centrinho da cidade. O hotel é bastante charmoso, e confortável. Seus restaurantes são deliciosos, assim como o café da manhã, bastante farto, inclusive com espumante incluso. 


Almoço em um dos restaurantes do hotel Sonne

O castelo Neuschwanstein fica localizado a 3.5 km do hotel Fussen, ele é mais famoso que qualquer outro castelo inclusive os do Vale do Loire individualmente, serviu inclusive de inspiração para o castelo da Cinderela de Walt Disney. 


Não posso negar que me emocionei quando o avistei  pela primeira vez. Definitivamente é aquele lugar que mexe com você.  Hohenschwangau não tem somente o famoso castelo Neuschwanstein,  mas ali também se encontra outro belo castelo, o Schloss Hohenschwangau. 

Schloss Hohenschwangau

O Schloss Hohenschwangau foi o primeiro castelo na região e foi construído pelo rei Maximiliano II da Baviera, o castelo foi reformado, já que o primeiro castelo sofreu inúmeros ataques. Ludwig II, filho de Maximiliano II passou sua infância no castelo  Schloss Hohenschwangau, e decidiu que, no topo da montanha ao lado, iria construir o mais belo castelo do mundo.

O  Rei Ludwid II da Baviera, construiu então seu castelo, mas devido a sua personalidade controversa morreu de uma forma inesperada antes de ver sua obra maior concluída. Ele foi declarado incapaz 4 dias antes da sua morte e seu tio havia sido designado apara ficar no seu lugar. Seu corpo foi encotrado em um lago, sendo declarado morto por afogamento.


Neuschwanstein significa “Novo Cisne de Pedra” e é uma referência ao “Cavaleiro do Cisne”, Lohengrin, da ópera criada pelo amigo e protegido de Ludwig II, o grande compositor Richard Wagner. Os outros 2 castelos construídos por Ludwig II são Schloss Linderhof, que fica nos arredores de  Ettal, não muito distante do Neuschwanstein, e Neues Schloss Herrenchiemsee, que fica em no meio do lago Chiemsee. Ambos belíssimos e que merecem uma visita.


A melhor vista do castelo, e as melhores fotos, se tem da Ponte Marienbrücke, também conhecida por Pöllatbrücke, uma ponte de madeira que tem seu caminho sinalizado um pouco antes de se chegar ao castelo. Na ponte começa a trilha pelo Pöllatschlucht, o canion Pöllat, que acompanha a Cachoeira Pöllat que se vê da ponte e tem 90 metros de altura. A vista da ponte é realmente linda, com os alpes, o castelo inteiro e os lagos próximos.

Os tickets podem ser comprados na hora no Ticket Center de Hohenschwangau , mas é possível reservar um horário com antecedência online por uma taxa extra, até dois dias antes da sua visita ao castelo. É importante reservar esse horário com antecedência principalmente no verão, quando é altíssima temporada. As visitas ao castelo só podem ser feitas nos tours guiados, que são oferecidos em inglês e alemão ou com audio tours que tem opções de várias línguas incluindo o português. Há opções de tickets para o museu, apenas um castelo ou uma combinação dos dois: Hohenschwangau e Neuschwanstein.



Existem algumas opções para subir até o castelo.

A pé -  Fizemos esse percurso para voltarmos, demoramos quase meia hora para descer. 
Ônibus – Ótima opção, depois da parada final ainda será preciso caminhar mais 10 minutos até a entrada do castelo, não é recomendável para quem tem dificuldades de locomoção. Os ônibus não funcionam se estiver nevando ou com gelo na estrada.
Carruagem – O ponto de partida é em frente ao Hotel Mueller. Do ponto da parada há ainda uma pequena subida de uns 300 metros até o castelo. 



Vale muito a pena fazer um dos trechos caminhando, as paisagens são lindas, seja no inverno ou no verão o castelo de Neuschwanstein vale a visita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário