Ganesh Turismo

Ganesh Turismo
Colaboradora Ganesh Turismo

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Roma, roteiro parte 3, Vaticano e Castelo Sant' Angelo

Vaticano é a sede da Igreja Católica, sendo o menor estado do mundo, localizando-se no bairro do Prati, com 43 hectares delimitados por grandes muralhas.


O museu do Vaticano foi um dos lugares mais lotado de turistas em que estive. Mesmo tendo comprado o ingresso antecipadamente o museu é lotado. Se organize, compre o ingresso com hora marcada antecipadamente pela internet para amenizar as filas e lembre-se de usar roupas apropriadas. 


Um dos lugares mais esperados é a Capela Sistina, cujos fantásticos afrescos no teto, retratando cenas do Gênese, foram pintados por Michelangelo entre 1508 e 1512. 



A Basílica de São Pedro é o templo religioso católico mais importante do mundo.  A construção da basílica começou em 1506 e terminou em 1626. O nome da basílica se deve ao primeiro Papa da história, São Pedro, cujo corpo está enterrado na basílica. No interior da Basílica de São Pedro estão algumas obras de arte fundamentais da Itália dos séculos 15, 16 e 17, um período que viu o ápice da criatividade de mestres como Bernini e Michelangelo.


A visita ao Túmulo de São Pedro e a Necrópoles que ficam dois níveis abaixo do térreo da Basílica de São Pedro é paga a parte e é preciso fazer a reserva com alguns meses de antecedência. Entre o Túmulo de São Pedro e Necrópoles e o nível térreo da Basílica de São Pedro estão localizadas as Grutas do Vaticano. As Grutas do Vaticano que estão enterrados os restos mortais dos papas.  Além disso, em alguns locais não há uma cripta, mas apenas um vazio como é o caso do Papa João Paulo II que foi transferido para uma capela no nível térreo da Basílica de São Pedro depois de ter sido beatificado. A visita nas Grutas do Vaticano é gratuita e elas podem ser acessadas a partir de uma escadaria localizada ao lado do Altar Papal no nível térreo de Basílica de São Pedro.




A vista do topo da cúpula da Basílica de São Pedro é surreal. De lá podemos admirar toda a grandeza do Vaticano mas a subida não é apta para todos as pessoas,  já que o último trecho é bastante íngreme e claustrofóbica.



Existem algumas opções de passeios que podemos fazer pelos jardins do vaticano. Verificar nos sites de venda as opções disponíveis. 


Seguimos caminhando às margens do Riu Tibre sentido Castelo Sant`Angelo, também conhecido como Mausoléu de Adriano.



O Castelo Sant’Angelo foi construído pelo Imperador Adriano, em 139 d.C., para ser um mausoléu, para o Imperador e sua família.  O Imperador Adriano, sua esposa Sabina e o imperador Sétimo Severo estão enterrados aqui. 



O imperador decidiu cercar a cidade de Roma com uma muralha de aproximadamente 18 km de extensão, para proteger Roma dos ataques das tropas germânicas. E incorporou o Castelo Sant’Angelo como parte dessa muralha. Sendo posteriormente o lugar mais seguro e protegido de Roma. 


Nicholas III tornou o Castelo Sant’Angelo propriedade do Papa durante seu império, construindo um corredor que liga o Palácio do Vaticano ao Castelo. Por volta de 1500, Nicholas V reformou o corredor , deixando ainda mais seguro.



De dentro do castelo podemos ter uma linda vista do Vaticano, inclusive existe um café onde podemos sentar e apreciar essa vista incrível. 


Caminhando mais um pouco as margens do rio Tibre pudemos apreciar a beleza de alguns edifícios como o do Tribunal de Justiça de Roma. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário